O objetivo deste blog é divulgar toda a minha produção poética, sem prejuízo de continuar a ser postada também no Portal de Poesia Rodolfo Pamplona Filho (www.rodolfopamplonafilho.blogspot.com).
A diferença é que, lá, são publicados também textos alheios, em uma interação e comunhão poética, enquanto, aqui, serão divulgados somente textos poéticos (em prosa ou verso) de minha autoria, facilitando o conhecimento da minha reflexão...
Espero que gostem da iniciativa...

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Esperança


Esperança
Rodolfo Pamplona Filho

O futuro há de ser melhor do que o presente
e infinitamente superior ao passado recente,
pois guarda em sim um querer
que se renova a cada alvorecer

Não é o amor que difere o homem dos outros animais...
Não é a falta de guerra que garante a paz...
Não é a pesquisa lógica que impulsiona à solução...
Não é o remédio que traz calma ao coração...

É a força que move o doente à cura...
É o que faz a alma se manter pura...
É o que se sente no sorriso da criança...
É a mais clara forma de fé: a esperança!

Viver é o exercício da persistência
em um mundo que mina sua resistência
com armadilhas dolorosas nos pontos mais sensíveis,
criando obstáculos cada dia mais terríveis...

Mas nada disso realmente importa
quando a sensação que bate à nossa porta
é uma confiança inexplicável no amanhã
com um renascer da vontade a cada manhã...

Salvador, 23 de maio de 2010
Para Micael...

6 comentários:

  1. Professor,
    O poema é dedicado a Micael, mas encaixa-se perfeitamente ao meu momento atual (acredito que ao de várias outras pessoas também).
    Espero que o futuro seja mesmo melhor que o presente...
    Sábias palavras.
    Abs.
    Fernanda M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda M.!
      Fico feliz que tenha gostado!
      O poema foi realmente pensado para uma situação muito particular do Micael, que é um rapaz lá da igreja que frequento, mas serve, sim, para várias outras pessoas e situações.
      Abs,
      RPF

      Excluir
  2. Conheci este poema pelo orkut. Foi amor a primeira vista!
    Esperança, palavra forte, é a certeza que os obstáculos podem ser ultrapassados, que tudo na vida tem o momento certo para acontecer. A esperança é o contra-ponto do desespero, nos mantém firmes e hábeis na criação de um futuro prospero, baseado no que de fato acreditamos.Quando nos falta o chão, é a esperança que nos mantém de pé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Leila
      Estou morrendo de saudades de você!
      Que bom que vc apareceu por aqui!
      Quais são as novidades daí?
      Adorei o seu comentário sobre o poema!
      Beijocas saudosas,
      RPF

      Excluir
  3. Estou bem, estudando e estudando...rs
    Estive em Salvador em maio, tentei entrar em contato com o senhor, mas, seu celular dava fora da área!Tb te mandei um email, em março...rs para tirar uma dúvida de livro
    beijos saudosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada Leila
      Minha correspondência virtual está um caos! Devo ter mais de 5000 emails pendentes de leitura! Tudo isso porqie minha mãe teve um infarto em fevereio e, desde entao, tenho apenas administrado o caos...
      Mas estou me recompondo pouco a pouco... Passe-me uma mensagem via facebook que mandarei todos os meus dados atuais e tirarei as duvidas.
      Beijos saudosos,
      RPF

      Excluir